Nova Zelândia lança alerta tsunami e pede a população para sair da costa

Sismo de magnitude 7.8 na escala de Richter foi sentido em Christchurch. Parte da ilha da ilha sul está em risco.

Um terramoto de magnitude 7.8 na escala de Richter abalou neste domingo a Nova Zelândia, pouco depois da meia-noite (11h em Portugal continental). O epicentro estará situado a 208 quilómetros a sudoeste de Wellington, a capital neozelandesa e foi lançado um alerta à população da costa Leste da ilha do Sul a procurar zonas altas, por haver sinais de formação de um pequeno tsunami.

O Ministério da Protecção Civil está a pedir às populações costeiras visadas que procurem refúgio, "como medida de precaução", porque cerca de duas horas depois do sismo, um pequeno tsunami aquela zona, com com uma onda que atingiu um metro de altura, disse a sismóloga Anna Kaiser à Radio New Zealand. "Isso é razoavelmente significativo para as pessoas levarem a sério", acrescentou, citada pela Reuters. "A primeira onda pode não ser a mais forte. As ondas podem continuar durante várias horas", diz um comunicado o Ministério da Protecção Civil.

O sismo ocorreu a cerca de 91 km de Christchurch, a maior cidade da ilha do Sul. Um relatório preliminar da agência norte-americana de tsunamis diz que "este terramoto tem o potencial para gerar um tsunami destrutivo na região de origem". Depois do sismo inicial, foram sentidas já muitas réplicas, algumas delas fortes. Fonte: Publico.
Partilhar no Google Plus

0 comentários:

Enviar um comentário