O secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, pediu à Autoridade da Concorrência para realizar um novo estudo sobre a margem de lucros que as gasolineiras ganham na venda ao público de combustíveis.
Em declarações ao semanário "Expresso" publicadas este sábado, o governante afirmou que a margem bruta do setor petrolífero "tem vindo a aumentar de forma particularmente significativa, desviando-se significativamente do que vinha sendo a sua média histórica", razão que motivou o envio, por carta, de um pedido de estudo àquela autoridade.
Na carta, a que o jornal teve acesso, a Secretaria de Estado da Energia lembra que em 2012 a margem bruta da gasolina era de 17% do preço final antes de impostos e a do gasóleo era de 18%, tendo subido ano após ano, para chegar a 2016 a 28% no caso da gasolina e a 24% no gasóleo.
Como se pode verificar a margem de lucros está sempre a aumentar e há quem diga que o governo também está a impor muitos impostos sobre os combustiveis, não esquecendo também que há quem diga que as petroliferas também se estarão a aproveitar...
Ao que parece este ano vai ser interessante em vários temas, os combustíveis, impostos e a as autárquicas vão ser certamente temas que vão dar que falar. Esperemos que 2017 seja melhor que o ano passado...
0 comentários:
Enviar um comentário