Golpe de estado na Venezuela: "O momento é agora"

O presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, apelou esta terça-feira ao povo venezuelano para sair à rua e acabar com a "usurpação" do regime de Nicolas Maduro, estando iminente um golpe de Estado.

Num vídeo publicado no Twitter, o autoproclamado presidente da Venezuela diz que o "fim definitivo da usurpação" já começou.

Na base aérea de La Carlota, em Caracas, Guaidó fala em "Operação Liberdade" e pede aos venezuelanos para saírem à rua.

Vários presos políticos foram libertados, incluindo um dos maiores opositores de Nicolás Maduro, Leopoldo López.

"São muitos os militares. A família militar de uma vez (por todas) deu o passo. A todos aqueles que estão a ouvir-nos: é o momento, o momento é agora, não só de calma, mas de coragem e sanidade para que chegue a sanidade à Venezuela. Deus os abençoe, estamos a avançar. Vamos recuperar a democracia e a liberdade na Venezuela", referiu Guaidó.

Em resposta dos apoiantes de Maduro, Juan Guaidó e os militares estão a ser atacados com gás lacrimogéneo.

Juan Guaidó

Recorde-se que o presidente da Assembleia Nacional da Venezuela declarou-se em janeiro presidente interino do país, depois de a Assembleia considerar que o mandato do presidente Nicolás Maduro não era válido e havia vazio de poder. Cerca de meia centena de países, incluindo os EUA e Portugal, reconhecem Guaidó como presidente interino. Fonte: CM.

Na internet podem ser encontrados vários videos do golpe de estado a serem transmitidos em em direto (Se não conseguir ver o video, abra esta página no Chrome):

Partilhar no Google Plus

0 comentários:

Enviar um comentário